Tempo

 




Para tudo há uma ocasião,
e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer,
tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar,
tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir,
tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las,
tempo de abraçar e tempo de se conter,
tempo de procurar e tempo de desistir,
tempo de guardar e tempo de lançar fora,
tempo de rasgar e tempo de costurar,
tempo de calar e tempo de falar,
tempo de amar e tempo de odiar,
tempo de lutar e tempo de viver em paz.
Eclesiastes 3:1-8 (NVI)

Quando Deus começou a revelar seu propósito pra mim – escrever e compartilhar o que tenho aprendido dele – eu ficava imaginando de que forma isso aconteceria.

Eu escreveria livros? Panfletos de igreja? Ou será que teria um blog?

Naquela época, alguns anos atrás, os blogs estavam em alta. A internet estava cheia de blogueiros bem-sucedidos escrevendo sobre livros, beleza, ciência, gastronomia e tudo mais sobre o que se possa pensar.

Ensaiei montar um blog algumas vezes ao longo desse tempo. Cheguei a montar layouts, produzir artes exclusivas, listar temas que queria abordar, mas por algum motivo as coisas nunca foram para frente. Ainda era tempo de calar.

E então, mês passado, Deus me disse: filha, é chegado o tempo. Crie o blog. E que ele seja o mais simples possível.

Eu pensei comigo “mas agora? Isso vai ser um fracasso! Ninguém mais acessa blogs... Como vai ser isso, Pai? E por quê?”

E a resposta veio, sucinta, enquanto eu fazia meu rotineiro devocional. Porque Ele sempre confirma Seus planos através da Palavra.
 

Por um acaso, eu estava lendo 2 Timóteo, e esse versículo se destacou como se estivesse em negrito para mim:

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
2 Timóteo 4:2 (NVI)

Essa frase em especial, “a tempo e fora de tempo”, ficou martelando na minha cabeça. Fui em busca do significado dessa expressão no texto e descobri que outra versão bíblica (NAA) dizia “quer seja oportuno, quer não”. E então tudo ficou claro.

Deus queria que eu anunciasse suas boas novas, mesmo que não houvesse “oportunidade”. Ainda que, para mim, escrever um blog parecesse ir contra todas as probabilidades, eu deveria agir.

E o motivo que me leva a estar, agora, postando esse texto fica explícito no versículo seguinte: 

  Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
2 Timóteo 4:3 (NVI)

À medida que o pecado aumenta no mundo, os corações endurecem e o amor esfria. Logo, existe uma urgência em anunciar o verdadeiro evangelho como nunca houve antes. Nós, cristãos, como bons soldados de Cristo nessa batalha espiritual, precisamos estar a postos para ouvir o chamado e obedecer. A tempo e fora de tempo.

Porque no fim, o que leva meus dedos a digitarem essas letras agora, é obediência. E para Deus, obedecer é amar. Jesus disse:

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro
para estar com vocês para sempre,
o Espírito da verdade.
João 14:15-17 (NVI)

Esse Espírito, também chamado de Conselheiro ­– ou Auxiliador, em outra versão bíblica – é quem nos conduz em toda verdade, conforme Sua vontade e no Seu tempo perfeito.

Esse ano, fui impelida pelo Espírito a compartilhar textos e mensagens por um tempo em minhas redes sociais. E, apesar de estar onde “tudo acontece”, percebi como lá as coisas são efêmeras. Você posta agora e, em pouco tempo, sua postagem se perde no meio de uma multidão de outras. A mensagem é notada e lida por alguns e então se extravia. O dedo desliza ligeiro pela tela e... próximo post.

Com o blog, a impressão que eu tenho é de que algo maior vai sendo construído aos poucos. Como se as mensagens fossem pedras ajuntadas para dar forma à construção.

E o foco aqui é apenas um: escrever as palavras que o Pai me dá para compartilhar.
Palavras de vida. Palavras de salvação. Palavras que são fruto de obediência.

Aqui não tem vídeos aleatórios, cursos sendo vendidos, memes bobos ou propagandas insistentes para desviar a atenção. Só o texto, uma foto tirada do google para ilustrar a mensagem e, ocasionalmente, a recomendação de um vídeo do youtube.

Diferente do Instagram, no blog o tempo não tem tanta relevância. Não existe o melhor horário para postar. Não há um curto prazo de validade que faça a mensagem expirar e sumir.

É como se os textos no blog estivessem fora de tempo, numa dimensão paralela onde o relógio nunca avança.

Eu posso escrever a qualquer momento. E você é bem-vindo a entrar quando quiser.

Analisando o texto de Eclesiastes 3, eu diria que 
 para mim  o tempo agora é de falar e de amar.

E você, que tempo está vivendo hoje?

Espero voltar com mais textos em breve. Posso contar com você aqui?

Milla Sato

Comentários