Nome

 

O significado dos nomes, na bíblia, geralmente tem grande importância e está relacionado ou com um fato referente ao nascimento ou com identidade e propósito dados por Deus.

Samuel é um bom exemplo disso. Seu nome significa “ao Senhor o pedi”.

Ana, sua mãe, era estéril. Mas ainda assim, pela fé, orava pedindo um filho ao Senhor. Sua oração chegou aos céus e Deus a atendeu:

E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. 1Samuel 1:20

Algumas vezes, vemos até mesmo nomes de personagens bíblicos sendo alterados por Deus na fase adulta da vida, como Jacó, que passou a ser chamado de Israel após lutar com o Senhor:

“Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel". Assim lhe deu o nome de Israel. Gênesis 35:10

Algum tempo atrás, por curiosidade, fui pesquisar no google o significado do meu nome e encontrei isso:

Camila: Significa "a sacerdotisa", "servidora de uma divindade", "mensageira dos deuses", "menina de coro" e "perfeição".

Na hora fiquei tocada, pois já escrevia e postava textos no Instagram, e aquilo me pareceu uma confirmação do propósito que Deus havia me dado como mensageira. Até o “menina do coro” fazia sentido, já que o canto faz parte de quem eu sou. Só ignorei o “perfeição”, obviamente.

Mas então, uma voz sussurrou no meu coração dizendo: você raramente é chamada de Camilla. Você é chamada de Milla. Pesquise o significado desse nome. E lá fui eu.

Esperava encontrar um significado menor, abreviado, assim como o apelido que tenho desde a infância. Mas fui surpreendida quando me deparei com um significado um pouco diferente que o de ‘Camila’.

Mila: Significa “graciosa”, “querida” ou “amada pelo povo”, “a favor do povo” ou ainda “mensageira dos deuses”, “menina sacerdote”.

Eu não era mais apenas “mensageira de Deus”, era “querida” por Ele. Além disso, a parte “a favor do povo”, reforçava a ideia de que, não sem motivo, mas por um real amor ao próximo, eu deveria liberar tudo o que recebia de Deus, e não apenas escrever em cadernos na minha escrivaninha.

Foi essa percepção que eu tive. E meu coração então se encheu de alegria e emoção pela mensagem que Deus estava me passando através daquela simples pesquisa no google.

Mas existe uma mensagem ainda mais excelente que Deus quer revelar a todos nós.

Um nome cujo significado nos atinge em cheio com reverência, amor e graça.

Esse nome é Jesus. Olha o que é predito sobre Ele no livro de Isaías:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: "Maravilhoso Conselheiro", "Deus Forte", "Pai da Eternidade", "Príncipe da Paz". Isaías 9:6 (NAA)

E ainda sobre Ele é dito:

“A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Mateus 1:23 (NVI)

Você é capaz de conceber a grandiosidade desse Nome?

Consegue perceber de que forma ele tem relação direta com a sua vida?

Vamos meditar um momento sobre cada um dos significados apontados profeticamente por

Isaías:

1- Jesus quer ser seu conselheiro, por meio do Espírito Santo.

2- Quer ser sua fortaleza, torre forte e inabalável em dias de tribulação.

3- Ele quer te dar a vida eterna por meio de seu sangue derramado na cruz.

4- Quer reinar sobre a sua vida com justiça e bondade.

5- Em síntese, Jesus — sendo um com Deus — quer estar com você eternamente.

E nós, o que fazemos em troca de tanto amor e cuidado?

Proclamamos Seu Santo Nome, o louvamos e o buscamos a todo tempo, como Davi exclamou em um de seus cânticos:

“Deem graças ao Senhor e proclamem seu nome,
anunciem entre os povos o que ele tem feito.
Cantem a ele, sim, cantem louvores a ele,
falem a todos de suas maravilhas.
Exultem em seu santo nome,
alegrem-se todos que buscam o Senhor.
Busquem o Senhor e sua força,
busquem sua presença todo o tempo.
1 Crônicas 16:8-11

Espero voltar com mais textos em breve. Posso contar com você aqui?

Milla Sato

Comentários